Com um curso de direito concluído em 1966, teve um longo e distinto percurso como advogado. Hoje continua com uma vida activa onde a esfera familiar assumiu primazia, mas a profissional continua a existir.
Dr. César Bessa Monteiro nasceu em Mateus, junto a Vila Real, numa terra com amplas tradições vinícolas. O seu pai foi administrador do Palácio de Mateus durante muitos anos, mas o percurso do filho leva-lo-ia mais longe, até Lisboa, à Faculdade de Direito, onde concretizou o sonho que tinha, desde os 15 anos, de ser advogado, seguindo-se o estágio e o percurso num dos melhores escritórios da época, onde teve como colega, entre outros, o antigo presidente Jorge Sampaio.
Com um percurso invejável na advocacia, especializando-se na área de propriedade intelectual e industrial, teve como clientes algumas das maiores empresas do país, incluindo nomes como a Coca-Cola, Lloyd’s Bank ou BBVA, uma fase da sua vida que lhe deu muitas memórias e histórias para contar.
Hoje permanece como consultor de um dos principais escritórios de advogados do país, onde o filho, também César, seguiu o percurso de sucesso do pai e chegou a sócio, mas no seu quotidiano actual o Direito foi provavelmente ultrapassado por outra das suas paixões, a família. A decisão de se mudar para a Momentus Senior, onde pode ter todo o apoio e companhia que precisa mantendo a independência de que gosta, teve como uma das principais razões estar perto dos seus cinco netos, que vivem próximo da residência.
Teve uma vida preenchida e repleta de peripécias, e nunca deixou de cultivar interesses como a música, a pintura e a literatura, mas quando lhe pedimos para reflectir sobre o que é mais importante, deixou-nos um conselho, o de “ter ideais”, algo que é importante porque “quando nós andamos na vida temos que nos guiar por alguma coisa”.