Vamos começar.

Diga-nos como entrar em contacto consigo

O que é importante falar?

A decisão de abordar com um familiar próximo a passagem para uma residência sénior é sempre um momento delicado, que pode causar alguma consternação ou até tensão com a pessoa envolvida.

Mais do que levar a uma decisão ou desfecho, tenha em conta que estas conversas determinarão também a forma como o seu familiar olhará para toda a experiência que terá à sua espera.

Uma das formas de assegurar que esta mudança na vida do seu familiar decorre da forma mais suave e pacífica possível é não esperar até não haver outra opção, e a mudança ser realizada por absoluta necessidade.

Quanto mais tempo de antecipação a pessoa em causa tiver para amadurecer a ideia de que a mudança poderá ser um dia necessária, mesmo que não vá ocorrer logo, mais fácil se tornará  o momento de passagem para uma comunidade sénior.

Alguns conselhos para conduzir da melhor forma a conversa com o seu familiar:

Esteja preparado(a)

Conheça as necessidades
e dificuldades concretas
do seu familiar

Esta avaliação é feita em conjunto com o residente ou familiar, com base numa entrevista pessoal, assegurando que antes da eventual entrada o novo residente tem todas as suas necessidades previstas, e a equipa da Momentus Sénior realizou todos os preparativos necessários para lhes prestar o melhor cuidado possível.

Caso queira mais detalhes, quer sobre a avaliação que realizamos quer sobre os cuidados associados, sugerimos que nos contacte, por telefone ou através do formulário de contacto deste site, e teremos todo o gosto em esclarecer qualquer questão prévia que tenha.

Conheça bem
os serviços existentes

Conheça os vários tipos de oferta para apoio a pessoas séniores,. e saiba explicar ao seu familiar qual se adequa mais ao seu caso específico, afastando receios infundados.

Conheça o local
que escolheu

Se for possível visite previamente a comunidade onde gostaria de ter o seu familiar, faça perguntas à equipa, antecipe o que o seu familiar gostaria de saber e o que valoriza no seu dia a dia.

A empatia é importante

Ponha-se no lugar
do seu familiar

Pense em como se
sentiria se estivesse no lugar do seu
familiar, e os receios ou
inseguranças naturais nessa fase da vida, e isso ajudará a conduzir a conversa.

Escolha bem
as palavras

Conhecendo os serviços
existentes e as diferentes designações, escolha com cuidado as palavras. Expressões como “lar de terceira idade” invocam imagens menos positivas, pelo que deve usar “residência” ou “comunidade sénior”. A escolha de palavras deve espelhar o cuidado na opção que está a sugerir ou tomar pelo seu familiar.

Mantenha
a calma

Lembre-se que é normal que o seu familiar não reaja logo bem à ideia de mudança, e possa mesmo irritar-se e reagir de forma mais intempestiva. Mantenha sempre um tom calmo e apaziguador, independentemente da forma como o seu familiar o tratar, lembre-se que a reação deve-se quase sempre ao medo e insegurança, totalmente normais num processo deste tipo.

Envolva o seu familiar (se este quiser)

Mantenha-se do
mesmo lado

Deve tentar que o seu familiar entenda que está ao seu lado em todo o processo. Quando a possibilidade de mudança surge, se for possível deverá envolver o seu familiar na pesquisa das soluções existentes, dos diferentes tipos de cuidados e até de visitas prévias a residências ou comunidades. Tudo isto temo como objectivo que a pessoa em causa se sinta como parte activa do processo.

Respeite a vontade
do seu familar

Se o seu familiar decidir que não quer envolver-se activamente no processo respeite a sua vontade e concentre-se em fazer com que a transição seja o mais fácil possível.

Não faça tudo sozinho(a)

Envolva um
terceiro

Trazer uma terceira pessoa, como um médico, um amigo próximo ou outra pessoa em quem o seu familiar confie pode ajudar a manter uma conversa e discutir todos os aspectos necessários.

Envolva a família
próxima

Se o familiar em causa é um dos seus pais, ou ambos, por exemplo, sempre que possível envolva os irmãos ou família próxima, informando-os e pedindo a sua ajuda se necessário, antes de abordar o tema com os visados.

Esteja preparado(a) para alguma resistência

Não espere uma
decisão de imediato

A resistência à mudança é normal e natural, pelo que é igualmente normal que nem tudo fique decidido na primeira conversa. Seja paciente, e entenda o que preocupa o seu familiar neste tema.

Mantenha o
assunto presente

Depois de uma primeira conversa volte ao tema quando for conveniente, e discuta-o progressivamente com o seu familiar, sempre com o maior cuidado e sensibilidade.

Se quiser saber um pouco mais sobre as objecções mais comuns, ou as melhores formas de apoiar o seu familiar na transição, contacte-nos ou envie um pedido de informação neste website, e teremos todo o gosto em dar-lhe todo o apoio necessário. formas de apoiar o seu familiar na transição, contacte-nos ou envie um pedido de informação neste website, e teremos todo o gosto em dar-lhe todo o apoio necessário.

MOMENTUS SÉNIOR

As nossas Comunidades

Com uma rede em crescimento, descubra a comunidade Momentus Senior
mais perto de si.

Comunidade
Ávila

Avenida Duque de Ávila 114,
1050-084 Lisboa

Comunidade
São Miguel

Rua Frei Tomé de Jesus 5,
1700-214 Lisboa

Comunidade
Cascais

Em Construção