“Muitos podiam estar sozinhos em casa, mas aqui estão melhor”

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Mais uma edição das Conversas Momentus Senior, neste caso uma entrevista com um dos nossos residentes mais carismáticos.

Nasceu em Fevereiro de 1918, pelo que até podíamos dizer que é o residente mais velho da Momentus Senior, mas isso não seria fazer-lhe justiça, porque o que é de facto é um dos nossos residentes mais carismáticos e acarinhados.

António Pais Gromicho é engenheiro hidráulico de formação, com uma vida dedicada às barragens, um contador de histórias incansável, sempre afável e bem disposto, e um músico amador dedicado, cujos talentos ao piano abrilhantam regularmente os serões da nossa residência.

Mantém uma saúde invejável, tanto mental como fisicamente, e esteve doente pela primeira vez, com uma pneumonia, quando já tinha mais de 100 anos. Quando lhe perguntámos qual foi a pior parte dessa experiência a resposta é rápida e bem humorada: “a comida, a comida do hospital era horrível”.

Deu entrada na nossa residência de São Miguel, na altura acompanhado da mulher, há cerca de 11 anos, inicialmente para recuperar de uma fractura fémur, resultado de uma queda que deu em Casablanca, quando fazia uma das muitas viagens que fez ao longo da vida.

Uma vez recuperado percebeu que estaria melhor e teria melhor apoio na residência do que regressando a casa. Hoje, acha que viver numa residência como a de São Miguel é algo que é visto cada vez mais como normal pelos mais idosos, e revela que “muitas pessoas que vêm para cá podiam estar em casa, mas aqui estão melhor porque têm assistência, e têm mais contacto com outras pessoas, tanto aqui como fora”.

MOMENTUS SÉNIOR

As nossas Comunidades

Com uma rede em crescimento, descubra a comunidade Momentus Senior
mais perto de si.

Comunidade
Ávila

Avenida Duque de Ávila 114,
1050-084 Lisboa

Comunidade
São Miguel

Rua Frei Tomé de Jesus 5,
1700-214 Lisboa

Comunidade
Cascais

Em Construção