Tem o Direito como formação e o apoio aos mais velhos como vocação. A forma como acabou a dirigir uma residência sénior daria um livro, uma história de amor e capacidade de empreender que o acabaria por trazer até à direcção das nossas residências.
A história começou em 2008, quando Marco Canudo concluía o seu curso de Direito e começou a notar que a sua avó começava a ter algumas limitações cognitivas e físicas, decidindo procurar uma solução que lhe pudesse dar o apoio que merecia.
Depois de visitar inúmeras residências, sem ter ficado inteiramente satisfeito com nenhuma, percebeu que existiam lacunas nos serviços prestados nesta área. Partilhou a sua conclusão com o resto da família, e a solução encontrada foi investirem em conjunto no sector, e construirem em conjunto uma residência sénior que pudesse dar à avó o nível de cuidados que esta merecia.
A avó de Marco infelizmente já não está entre nós, mas o que começou por ser um problema a resolver, e depois um projecto empresarial, revelou-se uma vocação. A residência da família abriu em 2012, e seria posteriormente vendida a um grupo internacional da área, mas Marco tinha descoberto um caminho de que a sua vida já não se afastaria, e hoje continua a dizer que “esta área me toca particularmente”.
Como responsável de operações da Momentus Senior, continua todos os dias a ter a responsabilidade de supervisionar toda a operação e procurar áreas de melhoria que beneficiem quem faz parte das nossas comunidades.
“Olho para determinado residente e penso ‘o que é que eu posso fazer para que ele esteja o melhor possível, para que ele recupere o melhor possível, para que a família dele esteja descansada, a pensar ele está bem entregue, tem todo o carinho e amor? O que é que eu posso fazer para que isso seja possível?”
A importância que dá a cada detalhe, e a cada necessidade dos residentes, tem sempre em mente um objectivo simples, assegurar que os membros da comunidade se sentem como em sua própria casa, felizes, apoiados e rodeados de quem se interesse genuinamente pelo seu bem estar, porque “a nossa casa é onde nós estamos com os nossos”.