Nasceu há 101 anos, em Lisboa, curiosamente na mesma avenida da capital (Duque de Ávila) onde hoje a Momentus Sénior tem hoje uma das suas residências, e passou parte da infância e juventude em Lisboa, até se mudar para Sintra quando o pai decidiu lá construir uma casa.
Foi na vila que Lord Byron para sempre associou ao romantismo, que Lucília Melo Franco conheceu o seu futuro marido, num casamento antecedido de um namoro de seis anos, enquanto esperava que ele concluísse o curso de Direito e pudesse concretizar o sonho de uma carrreira na magistratura.
O noivo acabaria por ser nomeado juiz em São Miguel, para o que terá contribuído a sua ascendência açoriana, e pelo caminho pararam na Madeira, onde casariam.
Nos Açores aprenderia a resolver sozinha os desafios do quotidiano, e seria lá que nasceria o seu filho, que mais tarde acabaria por seguir as pisadas do pai e formar-se também em direito, o início de uma família que inclui já três bisnetos. Adora marisco, teatro e literatura, e conta-nos, divertida, como em criança gostava de esconder livros por baixo da cama, para os ler às escondidas durante a noite.
É uma mulher de fé, uma fé que define de forma descontraída quanto diz que “Deus manda nisto tudo”. Quando lhe pedimos que nos diga o que de mais importante o seu longo e variado percurso lhe ensinou, a resposta vem na forma de um conselho que dá aos seus bisnetos, de que “temos que ter coragem para enfrentar a vida”.
Mais uma edição imperdível das Conversas Momentus, em que se falou da vida e dos seus altos e baixos, de como é lidar como desgosto e contrariedades, da coragem e força de viver, das memórias e do caminho que nos leva a escolher uma comunidade sénior para continuar a viver em pleno.